terça-feira, 8 de maio de 2012

Toledo, una ciudad estupenda!

Quero uma bacia com agua quente para botar meus pés (rs). Gentem, voces nao imaginam o que é Toledo! Uma cidade medieval, uma coisa de louco. Toledo foi capital atè 1035, por isso de tanta suntuosidade.

Sai cedo, ou quase cedo para mim, pensei, vou de metro,embaquei na estação aqui perto e para minha surpresa desci praticamente dois quarteirões e não era da estação de trem rs, ou seja perdi um euro  e cinquenta centavos. Vou saber que tem Atocha e Atocha Remfe? Eu desci na primeira Atocha (rs), Tive que ir depressa para conseguir passagem das 10h25.

Corri a toa, estavam esgotadas rs. Tive que esperar até 12h25,  ou  seja, duas horas. Bom, fiquei la olhando todas as lojas, que são muitas. Até que passou depressa, tomei café, andei, quase fiz umas compras, enfim. Embarquei novtrem de alta velocidade. Agora é tudo trem de alta velocidade, um progreso e tanto e uns trens lindos, supet confortaveis. A viagem durou apenas 30 minutos.

Chegando ja me deslumbrei com a cidade, que coisa linda, ums cidade medieval, cheia de mulharas, portais, etc. O duro foi subir umas ladeiras imensas e foi um tal devsobe e desce, que estouvcom minhas ancas doloridas.

Cada viela, cada beco lindo, parecia tudobum cenario de filme medieval e a gete acaba convivendo com o cotidiano das pessoas, se bem que muitas lojas estavam fechadas, acho que coisa da siesta. Ate que chguein Catedral.....7 euros para entrar.  Que lugar imenso! Se eu estava estupefado com a  Catedral de Madrid, a de Toledo ë muito maior.  Ë tão grande wue nao sabia por onde começar. Só o altar uma coisa de louco, todo banhado a ouro, muitas escutluras. Voces não imaginam o que è percorrer uma Catedral que teve inicio de construção em 1200 e pouco, ao redor vàrias capelas, a sacristia com roupas de Bispos de seculos e seculos atrás. E a parte dos tesouros? Tem uma imitação da torre, não sei ao certo o que, toda de ouro, pedras preciosas....do outro lado  uns cruxifiços cravejados de brilhantes. Tem atè rei e rainhas enterrados là, tipo uma urnas de marmores..coisas mais linda (rs).


Querem saber onde está todo o ouro que tiraram da América? Acho que aqui em Toledo! (rs), Fiquei imaginando, vendo umas criptas, uns buracos na Catedral, quantas pessoas não foram sacrificadas por ali (rs), inclusive em uma das ruas da cidade vi um Museu tipo ªinstrumentos de torturasª...que coisa linda, como eles eram bonzinhos (rs).

Bem, náo vou me prolongar, vou aproveitar que voltei a digitar no PC para postar as fotos. No tablet dà para fazer, mas prefiro por aqui.



Vista da cidade de Toledo. Imagine, ter que subir tudo isso (rs). Ao fundo a Biblioteca.


E vai carro prà cima, prà baixo...

Uma  das vielas


Outra parte da cidade.

A Catedral.

Que altar è esse? Todo em outro e altissimo. Esta parte estava fechada. O engraçado que a maioria dos lugares náo se pode fotografar, mas quem resiste! (rs), Ninguèm falava nada.  Não dá muito para fotografar, a Catedral é muito escura.

Parte das roupas de bispos. Tem roupas de 1500 e bolinha (rs).  Tanta riqueza e luxo!



E estes cruxifiços? Todos em diamantes.


Uma das capelas que circudam a Catedral. São muitas! Esta è a de Sntiago. Nela estão enterrados D. Alvarro de Luna e sua esposa Da. Juana Pimentel.  Foram eles que doaram dinheiro para terminar esta capela. Imageim quanto de dinheiro (rs).

Homenagem a Cervantes.

Estação de trem.

Rio Tejo

Nenhum comentário: