quinta-feira, 15 de maio de 2008

Da França para a China (Fotos de Québec City)

Ontem (quarta-feira) foi meu último dia de Montreal. Acordei, tomei café e já fui direto para a estação de trem. Partimos pontualmente as 11h40. A viagem durou quatro horas e o trem me pareceu melhor, não balançava muito. O engraçado que na hora do embarque fui despachar minha mala e neste trem não precisava, vai com mala e tudo para o vagão (rs). O problema foi entrar na Estação de Toronto porque o tráfego de trens é muito grande. Além dos de viagens tem os trens que circulam pela cidade.
Cheguei com chuva, com frio e no horário de rush, uma loucura na estação de trem e o Metrô estava bem movimentado. Como já conheço a cidade não tive problemas para chegar no Hostel Planet, outro lugar que escolhi.


Saí da ruazinha arborizada e casas para um lugar não muito legal no meu gosto. Estou praticamente hospedado no bairro da China Town. Meio trash o bairro (rs), mas enfim. O Hostel é numa casa antiga, legal, arrumadinho, os quartos estão melhores organizados, ao contrário do Downtowner Inn que era uma zona! (rs).


Bem, hoje (quita-feira) caminhei muito pela cidade, por esse lado da cidade e fui também para o outro que já conhecia. Gosto mais do lado de lá (rs). Fui até o Hosteling International (O albergue oficial) comprar minha viagem para Niagara Falls. Deu tudo certo, sábado próximo estarei visitando as tais quedas d'água. Continuei caminhando, aliás, tô virando o andarilho (rs).
Entrei novamente no Future Shopping para ver se encontrava as tais promoções dos pen drives e nada! Acho que os seguranças já até me conhecem: O moço que entra, olha tudo e não compra nada. (rs). Regressei pela Boor Street, desci pela Spadina a tal rua chinesa. Putz...nossa Liberdade fica no chinelo....quantas lojas de quinquilharias (rs). Vou fazer umas fotos do lado trash da cidade, afinal, não é só de tulipas que vive o Canadá (rs).


Prá não passar uma noite sem nada para comer, como passei na quarta quando cheguei de Montreal, hoje me abasteci: salgadinhos, Coca e um bolo de frutas que descobri que é feito em Portugal. Caracas, o Canadá não produz nada? (rs).



Bem, vamos de fotos.






Parque Montmorency. Ponte sobre o Rio Lourenço - Québec City


Eu lá, fazendo pose, ao fundo a queda d'agua. Muito lindo. Québec City.


E por essas escadinhas descemos. Chegamos todos molhados. Québec City.



Parque Montmorency. Québec City.




Uma vista da cidade, vista do Observatório, um edifício com 31 andares. Québec City.


Eu no Observatório. Esta cadeira é uma imitação do Legislativo. Muito legal! Québec City.



Velha Québec. Québec City.



Velha Québec. Isto é um Hotel....inacreditável! Québec City.



Parlamento de Québec. Québec City.




Eu fiz muitas fotos, muitas mesmo...mas fica para o álbum virtual que ainda vou montar quando regressar de férias.

Au Revoir.


quarta-feira, 14 de maio de 2008

Québec City

Nem tudo nas férias são flôres! Hoje para viajar para Quebec tive que acordar as 05h50 e estar no Centro 7h30. É perto, de Metrô chega-se super rápido, mas como a gente tem trauma do caos de São Paulo, melhor não bobear.

Cheguei no lugar no horário e algumas pessoas já esperando. É uma agência que faz traslados para chineses, imaginem, eu já não entendo muito do povo falando o inglês normal que dirá um chinês (rs). Tudo certo, alguns ocidentais na excursão. No meio do trajeto o chinês guia veio mostrando uma planilha e já fiquei pensando o que poderia ser. Como percebi as duas moças ao meu lado falando espanhol já pedi um "help". São duas mexicanas muito legais que vieram também de férias somente por uma semana. E lá fomos nós....todo mundo bodeado de sono (rs). O micro ônibus é bem ruim, aliás, nós estamos bem no quesito "ônibus de viagens". Como chacoalhava aquilo! (rs).

Nossa primeira parada foi no Parc de la Chute-Montimorency......para visitarmos as queda d'água. Que lugar lindo, subimos de teleférico e descemos por outro lado a montanha por umas escadas de madeira. Bem, no final ficamos todos molhados porque a queda provoca uma garoa muito fina (rs).

De lá...oba! Hora do almoço! Paramos num self-service e para meu delírio muita comida, muitos doces, muito tudo! Eu ataquei de comida oriental, depois muitos docinhos, mouse, sorvetes, etc. Sentei na mesa com as mexicanas e duas Sras. que depois puxaram papo. As duas são filipinas e pelo que pude entender uma mora em Vancouver e a outra na Austrália. O inglês delas pareceu pior do que o meu (rs).

Atravessamos a ponte sobre o Rio Lourenço e chegamos em Québec City, como eles demoninam, porque tem Québec como província do país. O chinês falando inglês.... Oh my god! Dificil entender (rs). Nossa primeira parada foi no observatório da cidade que fica no topo de um edifício de 31 andares. Muito lindo ver a cidade de lá! Dá para ver tudo, rios, prédios, construções tipo castelo, muralhas..enfim.

Descemos e seguimos para a velha Québec que é a parte histórica da cidade. Parando, não prestei muito atenção no que o guia estava falando, já fui descendo e fotografando. Quando me deparei todo mundo tinha sumido. Que medo! O que fazer? Fui olhando, caminhando e nada de ninguém conhecido. Bem, resolvi andar...encontrei um casal que depois conversando com o Sr. fiquei sabendo que eles são da Indonésia. Perguntei a ele sobre o retorno e me disse que seria naquela praça onde descemos por volta das 17 horas. Olhei no relógio...bem....mais de duas horas para passear e fui me embranhando pela cidade. Que lugar lindo! Que construções maravilhosas. Eram tantos ângulos, casas, ruas, etc. que nem sabia o que fotografar....enfim...fui fotografando.

Caminhei apreciando cada canto da cidade. Claro, não deu para andar em tudo, porque também não é nenhum vilarejo. A cada esquina pessoas tocando violão, outros instrumentos e alguns cantando em busca de alguns trocados. Numa viela vi muitos artistas que retratam a cidade com suas pinturas, outro rapaz que faz caricaturas, muita arte, muitos restaurantes bonitinhos, galerias de arte...um charme a cidade.

Meia hora antes de partimos, fiquei sentado na pracinha. Ai Deus que vida! Contudo, acho que Québec é uma cidade para poucos dias. Fiz bem - apesar da viagem cansativa - de fazer somente o passeio de um dia, acho que a noite tudo deve ficar meio morto. Regressamos por volta das 17 horas, todos muito cansados.
Hoje foi praticamente meu último dia de Montreal. Amanhã por volta das 12 horas retorno para Toronto, por trem. Desta vez vou ficar em outro Hostel, espero que tenha mais sorte e não seja tão zoneado como o Downtowner Inn.

Au revoir!

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Parc Olympique e Jardin Botanique (Fotos)

Antes de mais nada, vou escrever pouco porque andaram reclamando. Realmente, acho que me empolgo em contar os detalhes. É, aqui também tem domingo no parque e neste último domingo fui a um (rs), mas ao Parque Olímpico ou Vila Olímpica, num outro lado da cidade.
Chegando lá fiquei impressionado com a estrutura de tudo e nem parece que Montreal sediou as Olimpiadas em 1976, está tudo tão bem cuidado. Fiz algumas fotos e fui para o Jardim Botânico que fica ao lado. Caminhando por lá, olhei para outro ângulo do Estádio Olimpico e vi um funicular subindo pela torre do Estádio. Fiquei extasiado e fui até lá, claro! O preço não era nada convidativo 14 dólares para ir até o observatório como eles denominam. Enfim, resolvi pagar e a vista que se tem da cidade é muito linda. Bem, depois retornei ao Jardim Botânico que tem pinheiros e plantas de todo Mundo, muita tulipas (claro!) entre outra flôres. Ainda um belíssimo jardim chinês e outro japonês. A paisagem é tão linda que chegava a me emocionar. Peguei meu celular, coloquei numa estação que toca Jazz e fiquei caminhando sem pensar em nada! Que vida!

Depois de tanto caminhar resolvi ir embora e peguei uma avenida planejando chegar até o Centro a pé. Andei muito, quando resolvi olhar no mapa par ver onde eu estava. Seria uma loucura seguir a pé. Localizei rapidamente uma estação de Metrô e mais confortavelmente fui novamente para a Velha Montreal ver o lugar a noite. Que belo, charmoso, as ruas com lampiões, restaurantes com velas na mesa. Un amour! Foram essas coisas chatas que fiz no domingo. Vamos algumas fotos de Montreal!
Em tempo, hoje (segunda) consegui comprar minha excursão de um dia para Quebec, já comprei minha passagem de trem para Toronto, reserva de Hostel...tudo ok!



Rue Notre Dame, com Place de La Dauversière.





Rue de La Commune.

Basilique Notre-Dame de Montréal.



Champ de Mars, com a parte nova da cidade (Centre Ville) Centro Novo.


Parc Olympique.


Vista da torre do Estádio Olímpico.




Jardin Botanique.


Eu no jardim japones. Jardin Botanique.




Jardin Botanique.


Velha Montreal, a noite


Velha Montreal, a noite.

Velha Montreal, a noite.



Pensam que estou passando fome? Que nada! Hoje almocei comida mexicana. Ai caracas!!!! Taco - enchiladas con fruit de mer. Ou seja, uma salada Caesar, tacos, arroz e este enrolado é feito com pão tipo árabe, cebolas, azeitonas, tomates, camarões e kani. Confesso, muita comida e meio apimentada (rs). A bebina não é Pepsi e sim uma tal de Brisk que é um Ice Tea.

Vieux Montreal

(Quando eu postei este não era segunda aqui - rs)


Ontem sábado (10) fui passear pela parte histórica de Montreal. É, como aqui onde estou hospedado é bairro, fiquei meio assim desconfiado de como seria essa cidade pelo outro lado. Antes, fui na Avenue Berri, ver uma agência de turismo para eu poder fazer uma excursão para Quebec. Estou um pouco cansado de tanto ir para lá, para cá, pegar mala, reserva Hostel, etc. Sem contar que ainda preciso retornar para Toronto e quero conhecer Niagara Falls.

Bem, me parece pelo que entendi que uma excursão de um 1 custa 80 dólares, achei bom preço. Fui andando por essa Av. Berri, vi um restaurante brasileiro, no cardápio feijoada, carne de sol e um cartaz que irão passar o filme “Quando meus pais sairam de férias”. Que bacana... na caminha de outro dia já havia visto o restaurante “Alentejo” de Portugal. Aqui, tem muitos restaurantes internacionais, vi alguns da cozinha vietnamita (rs). Será que tem sandálias Gook? (rs). Entrei também numa livraria muito grande...que delícia...tantas novidades...tantos enfeites lindos, enfim...um delírio.

De lá peguei o metrô e desembarquei na Place Dês-arms. (Praça das Armas)...logo que saí na rua....uau....bairro Oriental (rs). Será que estou na Liberdade? (rs). Fui caminhando até o “Vieux Montreal” ou seja, a velha Montreal. Meu, cada construção, cada prédio lindo, um circuito que você vai fazendo todo a pé. E a cada esquina tem um totem com informações de todas as construções e onde você está. Isto que é estrutura turística.

Nem sei do que falar em especial....é tudo tão lindo. Parece que Montreal está a espera de qualquer evento internacional já que eles sediaram as Olimpíadas de 1976. Bem, depois da parte histórica fui até o Centro...tudo muito perto. Vi uns prédios magníficos envidraçados, esta região é denominada empresarial, até que cheguei na Rue Saint-Catherine. Uma rua de comercio chic – penso eu -, vi muitas pessoas com sacolas de compras, muita gente...fora o desfile de carrões, carros conversíveis e numa determinada esquina vi até uma Ferrari estacionada. Passei por algumas igrejas e eis que vejo muitas limousines..e ....um casamento...fiquei para ver...que festa o povo fazendo na rua, muita gritaria.(rs). Mais para frente entrei na Catedral e outro casamento. A igreja é tão grande que os convidados pareciam meia dúzia de gatos pingados (rs). Fiquei lá vendo a cerimônia em francês. Très chic! (rs). Na mesma região visitei uma loja linda só com enfeites de Natal....inacreditaveis os enfeites. (rs).

Foram mais ou menos 6 horas de caminhadas e meu estômago começou a reclamar, afinal, estava somente com o café da manhã. E onde comer, aqui (no Centro) só restaurantes chics, mais adiante vi um Carrefour, não supermercado, acho que Centro Empresarial...lá entrei e sorte tinha uma praça de alimentação. De tantas opções e muitos Subways...optei por comer algo diferente. Almocei no Torino Poluet. Pedi o prato Combo 1 Poulet que é uma salada de folhas, batatas cozidas e vem um pão sírio com um filet de frango no meio, eles fecham tipo um lanchinho..muito bacana e saboroso.

Caminhei mais um pouco já com o por do sol na cidade, regressei para o Hostel mega cansado. E por aqui fiquei.


Amanhã conto da Vila Olimpica e do Jardim Botânico (Parc Olympique e Jardin Botanique)...estou aprendendo -rs