segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Considerações sobre minha viagem a Buenos Aires e Montevidéo

Passaram quatro meses desde minha estada em Buenos Aires e Montevidéo. Gostaria de deixar aqui algumas considerações principalmente sobre hospedagem.

Buenos Aires

Fiquei no Hostel Suites Florida. Este hostel está muito bem localizado, na Calle Florida, a principal rua de comércio da cidade portenha. A edificação era um antigo hotel, que foi mantida suas caracteristicas originais.

Ficar hospedado neste local é muito bom. Tem uma ampla sala de convivência, cozinha equipada com fogões, geladeira e exaustor. Acredito que falte um pouco de apetrechos para que muitas pessoas possam cozinhar ao mesmo tempo. Os quartos são bem organizados e limpos, assim como o banheiro. Todo o hostel é muito bem organizado.

No subsolo tem um pequeno restaurante e todas as noites este lugar viara um pub onde acontecem algum evento, principalmente de música ao vivo. O som não interfere na parte de hospedagem.

Passeios:

Colado a Casa Rosada está o Museu do Bicentenário que é o museu mais novo da cidade. Na Av. de Mayo também está um pequeno museu de Eva Péron (grátis). Este museu traz o acervo de Eva no período em que foi artista. Pode-se fotografar.

No bairro de Palermo está o Museu Evita (pago), que traz no seu acervo do período Evita presidente, serviço social, etc. A casa foi a antiga sede onde Evita fazia serviço social com mães e filhos mais necessitados. Bastante interessante o acerto. Não pode fotografar.

Teatro Colón. Depois de sua grande reforna o teatro está aberto a visitação pública. O passeio restringe-se apenas a conhecer sobre a construção do teatro e uma visita a sala vista de um dos balções. Pelo preço de 60 pesos, eu acredito que não valha a pena. Antigamente podia-se visitar muitas outras coisas como a parte de cenografia, perucaria, sapataria, etc. Segundo me informaram estes serviços foram todos tercerizados e não são mais produzidos pelos teatro. Pena!

Com a grande massa de brasileiros viajando à Buenos Aires não é dificil encontrar sites e mais sites com dicas sobre passeios na cidade portenha: bairro da Recoleta, Palermo, Cemiterio Recoleta, Porto Madero e uma variedade de shoppings, ressaltando o Shopping Bullrich o mais chic da cidade.

Se você quer compra roupas de couro, dirija-se a Calle Murilo. Dá para chegar neste endereço indo de metrô. (subte.)

Outlets de grifes está na Av. Córdoba, altura do 4.500. Dá para chegar de metrô (subte)

Montevidéo

Fizemos a travessia Buenos Aires x Montevideo (via Colonia) por Buquebus. É rapido e bem confortável. De Colônia a própria empresa oferece um ônibus de viagem até a Capital. O desembarque é na estação rodoviária que está dentro de um shopping center. Neste lugar dá para fazer câmbio


Cuidado com o hostel Che Lagarto na Plaza Independência. O imóvel é muito antigo, cheio de problemas, com quarto mau arrumados, banheiros coletivos sujos e alguns interditados. Eu uns amigos ficamos hospedados duas noites e foram "noites do terror", porque choveu e tinha goteiras por todos os lados. Cheguei a escrever para o HI Uruguay criticando este hostel.

Talvez um boa opção seja ficar no hostel localizado em Pocitos. Está distande da parte antiga turística da cidade, mas é um bairro bastante acolhedor.

Vale a pena visitar a Ciudad Vieja (bairro central) bem próxima da Plaza Independencia. Lá está o Mercado Municipal onde você poderá comer um bom churrasco. A comida é bem farta e não é caro. Caminhar pela Av. 18 de Julio também é bem interessante. Uma parada na Fonte dos Cadeados. Nesta avenida existem inúmeras lojas algumas com vitrines bem antigas. Dê uma parada em algum restaurante ou lanchonete e peça o tradicional lanche "chivitto". Precisa esta com bastante forme para encarar um destes.

Montevideo não é uma capital com grandes atrações turísticas. Vale a pena estar na cidade por sua vida pacata, não se comparando ao grande glamour de Buenos Aires.

Neste viagem de férias encontrei alguns brasileiros em Buenos Aires que me disseram que preferem muito mais Montevideo do que Buenos Aires. Acredito que seja uma questão de gosto e o que se procura em cada viagem.

Caso eu possa lhe fornercer alguma outra informação, é só escrever para meu email.