quinta-feira, 10 de maio de 2012

Barcelona

Meu último dia de Madrid foi só ficar olhando as horas passar.  Embarquei as 12h30 no trem da Renfe que sai pontualmente. Este trem é um pouco mais luxuoso, passam filme a bordo e me parece que tem até lanche para comprar, pelo menos vi umas pessoas desfilando com umas bandejinhas (rs). No painel perto da porta da temperatura, hora e a velocidade do trem não acreditei quando o trem chegou a 300km..quando dois se cruzavam nem da para ver (rs).

Notei a vegetação meio seca, uma terra cinza escura e me pareceu uma terra pobre. Não sei o que se plantam, mas algo baixo, será arroz? Mas nem arroz se consome aqui! Enfim....o trem fez uma parada em Zaragosa. Depois a vegetação começou a mudar, mais árvores, mas verde, mais plantações, acho que de oliveiras, vai saber.  A viagem durou um pouco mais de 3 horas, mas com este trem eu iria até o Japão.

Agora as partes engraçadas do dia. A estação de Barcelona Sants é gigante, tem trem de medias e curtas distancias, metro, trem de longa distancia e eu lá perdido. Bem, estava com fome e foi de MC Donalds mesmo na propria estação. De lá fui me informar como chegar na tal estação Clot. Fui na informações turisticas e a moça me disse que não sabia, me mandou para o departamento de transportes. Fui lá e o moço me mandou ir para as plataformas treze e quatorze. Perguntei a um outro rapaz onde eu comprava o bilhete e lá fui. A màquina te vende para zilhões de destinos. Perguntei para uma moça para me ajudar e o bilhete dela ficou travado (rs).Foi atrás do prejuizo. Ai vi que ela falava com um rapaz de camisa amarela, lá fui eu e este me mandou ir para os trens de mèdias distancias e finalmente deu certo. comprei o bilhete. Chegando na plataforma tem horarios de varios trens e novamente um trem muderno todo nos trinques. Perguntei a uma moça na plataforma e me orientou a tomar o proximo. Deu certo, cheguei ao destino. Mas tambèm  é erro do Hostel que não divulga como voce chegar de Metro, tem uma estação aqui perto.

Bem, depois de deixar meus pertences no quarto fui bater perna, né? Fui andando sentido Centro e logo vi as torres da Igreja Sagrada Família. Fui para lá. Nossa, estou impressionado com as igrejas daqui. Esta então é uma obra de arte. Que cabeça o Gaudi teve para elaborar tudo isso?  Que deslumbre de lugar e ainda faltam 40% para se terminada. A igreja teve inicio em 1898, anos e anos a fio, tem muitas partes que nem vitrais náo tem ainda. Acho que vai mais uns 100 anos (rs), isso porque trabalham mais de 300 pessoas. O que achei distinto que a igreja è high tech, na parte do museu que fica no subsolo tem atè cineminha para assistir sobre a história da igreja. Tem todas as maquetes, desenhos, muitas fotos.......imensa a exposição. Por fim, em uma parte gràtis, tem a cripta e o tumulo dele. Nunca ouvi tantas linguas diferentes como dentro da igreja.

Depois desta aula de arte, pensei vou dar uma conhecida na cidade (rs). Fui andando, andando, cheguei em uma avenidas super largas. E duas delas em forma de X,.....bem e quando me vi começou a escurer e aquelas letrinhas miudas do mapa.....acabei me perdendo. Perguntei a um garçon de um restaurante que me indicou a direção certa (rs). Andei umas onze quadras e olha que sao mega quadras (rs). Agora talvez eu ja saiba me localizar. O mais engraçado que ja perto do hostel perguntei a uma moça "Onde fica a estação Clot...ela...... vai em frente umas duas quadras. Eu fui andando e quando olho vi uma construção antiga, pensei "engraçado ja vi este prédio" Olho para traz já tinha passado na porta do Hostel (rs). Comecei a rir sozinho!

Paisagem, entre Madrid e Barcelona

Estação de Zaragoza


Igreja da Sagrada Famìlia, Barcelona


Igreja da Sagrada Família, Barcelona

Igreja da Sagrada Família, Barcelona
Igreja da Sagrada Família, Barcelona



Igreja da Sagrada Família, Barcelona

Um comentário:

Paulo Kawazoe disse...

Bertolucci se vc puder va no Palau de la musica catalana, ali tbm tem um restaurante legal