quinta-feira, 6 de junho de 2013

Saga para chegar no Versailles

Hoje deu umas encrencas com minhas reservas, pois me cobraram 5 noites ao inves de 6, mas consegui resolver. Por sorte tinha uma cama. Tem muita procura este hostel, se bem que vou muito cedo rumo à Zurich poderia ate ficar pelo hostel.

Depois de resolver o lance das diárias fui  com o Silvio e o Wellingotn à Versailles. Foi muito engraçado pois não acertavamos o trem já em Versailles que tem algumas paradas nesta cidade com o mesmo nome. Na terceira tentativa conseguimos, já com a ajuda de uma portuguesa, acertar o destino. Ela havia percebido nosso "desespero". Rs

Chegamos ao palacio de Versailles. Que imensidão de lugar! A area  de entrada meio  a la Aparecida com uns patios enormes de estacionamentos. O Palácio é muito luxuoso, muitas alas, uma enormidade. Depois fomos percorrer os jardins com um trenzinho. Passeio meio micado!

Volta no final da tarde.....trem lotado descemos no Centro e fomos no KFC. Baldão de frango com batatas e uma Pepsi de 2 litros.

Seguidamente fomos tomar sorvete e ficamos observando os tipos que passavam. Volta pro Hostel também uma aventura, tivemos que fazer "n" baldeações no metrô.

E assim termina a parte francesa. Uma experiência ímpar.  Já com gosto de  uma nova volta.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Um dia de muitas explorações na cidade

Hoje sai com dois colegas paulistanos que conheci no hostel, o Silvio e o Wellington. Dia de muito sol em Paris. Finalmente calor!

Fomos  fazer a tal visita ao cemiterio dos famosos que depois de muito anda para lá, para cá achamos os tumulos da Piaf, Oscar Wilde, Alan Kardec, Maria Calas, Victor Hugo, Delacroix,etc.
Só não conseguimos ir ao tumulo do Jim Morrison estava todo um set de filmagem montado nas redondezas do tumulo.

De lá fomos para o bairro da Bastille.....que lugar gostoso, cheio de restaurantes e lojas.
Seguimos para a Place des Vosges,  lugar lindo com uma construção muito peculiar. Visitamos neste local a casa do Victor Hugo. Seguimos para o Museé Carnvalet, um museu que conta a história do cotidiano parisiense. Seguidamente a igreja de Saint Paul.

Paramos para almoçar/jantar no bairro do Marais. Pela primeira vez almocei comida: entrada sopa de legumes, massa ao molho branco com salmão. Sobremesa sorvete com pistache e isso tudo com um preço fechado para três refeições. Bem em conta.

E as andanças seguiram ate o Hote Ville onde funciona a prefeitura a cidade. Belissima construção. Seguimos ate Notre Dame, fomos tomar o famoso sorvete Bertilhon.

Fomos rumo ao Centre George-Pompidou. Seguidamente embarcamos no metrô rumo a igreja Sacre-Coer, inventaram de ver o por do sol e não vimos nada (rs).Aproveitamos para ver a cidade a noite que não é tão espetacular em iluminações (rs).

Fim da jornada.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Um dia "très chic"

O dia começou com a visita ao marsvolhoso museuv D'Orsay (fiz a lição de casa Ção -rs). Amarguei meia hora de fila, mas conheci uma sra. De São Paulo de nome Elena (é sem h mesmo) que moda no bairro de Pinheiros.  Elena viaja sozinha e por conta disso me animou muito  pois creio que terei muitas viagens pela frente.

Voltando ao museu.....que espetáculo de lugar, onde está a nata da pintura mundial: Monet, Manet, Lautrec, Renoir, Van Gogh, Modigliani, Matisse, Renoir, Degas, Rosseau......e por ai vai. Me chamou a atenção uma determinada pintora: Camile Pissarro que tem uma pincelada  a la "Van Gogh". Americana de nascimento morreu em Paris no inicio do século XX. Creio que consegui ver muita coisa. Só vendo muita coisa de Lautrec já fiquei feliz.

De lá almocei um big lanche hot dog (receita..baggete com duas salsichas, muito queijo por cima e vai ao forno).

Tentei achar  na Saint Honoré a livraria Colette, dica da Marilu, mas não achei. A numeração não segue e a rua é bem grande. Fica para uma próxima.

Segui para as Galerias Lafayettes e Printemps, dois lugares onde se encontra as grandes grifes da moda. A Lafayette é mais "todo mundo". Na Primtenps os seguranças te olham meio estranho. Ia entrar, logo a frentr  a nossa "comprável" C&A, mas já estava fechando.

Na volta vim por oufr avenida e cai na monumetal igreja Sta. Madaleine. Pena, já estava fechads. Aproveitei e sentei nos degraus para escrevee este. Um estilo "a la Paris", todo mundo senta em qualquer lugar para descansar ou ler um livro.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Paris, segundo dia

Nem preciso dizer que hoje foi outro dia daqueles, bem cansativo. Hoje acordei cedo, ou melhor, me acordaram. Um infeliz da cama debaixo programou o celular para despertar e não acordava. Só acordou quando eu o chamei. rs

O café da manhã do hostel é muito bom e farto. O queijo que servem é maravilhoso. Ainda tem pães, café, suco, iogurte, cereal, salada de frutas, geléias, nutella....e por ai vai.

Hoje visitei o Montmarte e a igreja do Sacré Coeur. Pena não poder tirar foto internamente. Por perto tem um lugarejo bem bonito, feirinha cheia de artistas e muito comércio.

De lá embarquei no metrô (não me perdi em nenhuma linha) para a região da Torre Eiffell. Hoje foi o dia de usar o bilhete comprado pela internet. É muito legal a subida. Primeiro lance em um trenzinho tipo funicular e depois um elevador todo envidraçado. Confesso, fiquei com um pouco de medo. Que vista linda se tem de lá do alto. Zanzei por tudo, pelo parque nas proximidades da torre, fui ver as embarcações no Rio Sena e depois segui para o Jardim du Luxembourg. É bonito o parque mas nada diferente doz outros.  E como se anda. Passei ao lado do Pantheon onde estão enterradas personalidades francesas e também do Hotel de Cluny....na lateral tem uma fonte linda.

É engracado como a gente roda, roda e acaba nas mesmas regiões Desci o Boulevard Sant-Michel procurando uma estação de metrô, cai no Sena novamente perto da igreja de Notre Dame. Pensei em ir caminhando até o bairro Marais, mas como as distâncias são longas, desisti.

Amanhã sei que vou no Museu D'Orsay.

domingo, 2 de junho de 2013

Voilá Paris

Está um clima bem agradavel, com sol e um pouco de frio na sombra. A noite,claro, faz um friozinho, mas suportável. 

Hoje deu para ter a noção da grandeza e da beleza de Paris. Depois de quase ter perdido o café da manhã, resolvi não fazer muita hora no hostel. E lá fui eu me aventurar no Metró. Pois é, estou ficando craque andar de Metrô e não me perdi, nem errei de linhas. Cheguei na estação.......

Deste lugar fiquei meio sem noção, mas como tudo fica mais fácil olhando para cima, vi as torres da Catedral de Notre Dame. E lá fui  visitar a igreja. A fila estava bem grande, mas fluia rapidamente. É linda a igreja, mas nossa Catedral não deve em nada em suntuosidade.

De lá fui caminhando beirando o Rio Sena. Passei por vários lugares e pontes lindas. Achei o Louvre! A fila estava imensa, mas de 2 horas de espera. Mas como fui um bom leitor de blogs, fui atrás da outra entrada pela Rue de Rivoli. Achei! Entre entrar e fila levei 15 minutos.

Como é gigantesco e suntuoso o Louvre!!!!! Quantos corredores, alas, e entradas. Por la fiquei quase 3 horas. Estava uma confusão visitar e fotografar a Monalisa. Depois também a Vênus de Milos. Entrei  no emmpurra-empurra e foi até engraçado. Conheci até uma moça de Taubaté. (Rs). Espetacular o Louvre!
Depois andei "moitoooo" pelos jardins des Tuileries, seguindo pela Champs-Élysées até o Arco doTriunfo. É muito chão!!!!

Prá finalizar subi os centos mil degraus para chegar no topo do monumento. Que vista linda!
Ah! Agora estou no bem bão sentado no Mc Donalds loja na  Champs-Élysées. Sim eu preciso tomar um lanchinho do MC nas cidades que visto.(rs).

Agora 20h37.....15h37 no Brasil. Estou aguardando escurecer e pelo visto vai demorar um pouco. Vou até a Torre Eiffell. Desculpa!!!! (Rs). E vai ser uma "pernada".