quarta-feira, 16 de maio de 2012

Milano, ultimo dia

Aqui para tudo eles falam prego, que  entendi ser uma forma de expressão "por favor", mas é por favor para tudo?  Prego to eu de tanto andar (rs), serio com com um cálo no pé esquerdo. 

Vou resumir os assuntos. Hoje fui ni Cenacolo Vininciano para ver a pintura Santa Ceia pintada pelo Leonardo da Vinci, mas os ingressos estavam esgotados. De lá fui para a Pinacoteca. Lindissimo o lugar e com um coleção de cair o queixo. Acho que nunca vi tantas pinturas de 1400, 1500 e por ai vai, finaliza em uma bilbioteca que fiquei impressionado, andares de livros antigos, pinturas, não sabia para onde olhar. Bem, tive que me atentar nos trabalhos de Leonardo da Vinci, desenhos sobre o homem voar....Linda exposição, pena não poder fotografar nada.

Dei mais uma voltas na Piazza Uomo, procurei algo para comer, cismei comer espaghetti. Escolhi um reataurante da Via Dante....nem achei caro, mas se come pouco (rs).  Por isso tanta gente vai nas pizzas e panini.

Voltei, me perdi e acbei visitando um lugar super legal,  a igreja de Santo Ambrogio, na parte medieval de Milano. Que lugar lindo e na cripta tem o tal Santo Ambrogio e mais outro mumificado.

Ontem fui na Caredral de Milão, lindissima, num sei onde eles tiraram tanto marmore. Que riqueza de igreja. Em alguns altares tambem tem o corpos de alguns Cardeais, mumificados....impressionante.  A gente nao sabe para onde olha, se para o teto, o chão, os afrescos, etc. Fui tambem em outras duas igrejas de Santa Maria Delle Grazie que está ao lado do Venacolo Vininciano, na de San Maurizio...incrivel, toda pintada com afrescos. Depois fui na  galeria Vitorio Emanuele e na piazza do Teatro Scala. Caramba, pensei que o teatro fosse mais suntuoso, bem simplinho na arquitetura.

No final da tarde fui no Castello Sforzesco, uma construção medieval e depois no Parco Sempione, que é um parque gigante, coisa mais linda. No final deste parque está o Arco Della Pace, pelo que entedi é um monumento da vitória do reino da Itália contra Napoleão. 

A noite fui na Stazione Centrale comprar minha passagem de trem para a Toscana,  então, amanhã deixo a Lombardia. Engraçado, não se viaja de onibus, só de trem. 

Ah! Esqueci de comentar algo,  a cidade tem bondes parar todos os lados, desde novos como antigos, parece São Paulo de antigamente.


 
Catedral de Milão




Catedral de Milao (reliquia de São Carlos Borromeu)



Catedral de Milao



Catedral de Milao, estatua de San Bartolomeo



Chiesa Santa Maria Alla Porta (acho que esta parte foi bombardeana na Segunda Guerra Mundial)



 

Teatro Scala de Milao



Galeria Vitorio Emanuele



 

Chiesa de Santo Ambrogio


Chiesa Santa Maria Dalle Grazie



Chiesa Santa Maria Dalle Grazie



Chiesa Santa Maria Dalle Grazie (muitos dos afrescos se perderam na Segunda Guerra Mundial)

 

Galeria Vitorio Emanuele, fica ao lado da Catedral de Milao.


 

Arco da Pace

 

Parco Sempione

Milano

Vamos lä, to  com sono mas vale contar algumas coisas. Bom, chegando no hostel o puxador da mala quebrou. Que saco!  Mas da para puxar pela alça. Emfim,vou tentar comprar um, arrumar.

No aeroporto de Barcelona foi uma canseira. Estou na fila pra despachar a mala, tive que sair para pegar um carimbo. Nao  tive que pasar pela imigração, achei estranho e fui perguntar para um policial. Claro, estou viajando para paises da comunidade europeia. Vou saber que é assim? Em Milano perguntei novamente, sei lá, vai que to indo para o lugar errado. rs. Pra relaxar fui tomar uma café.....e que expresso tomei, confere a fama dos cafės expressos italiano
.
Saindo do aeroporto de Milano, embarquei em um onibus ate a Estação Central. O duro foi achar a estação de metro.....gigantesco o lugar. O metro daqui eh bem feinho e ta bem maltratado, ecom um monte de gente ciruclando, também acho que cheguei em horario de pico. Enfim...deu tudo certo, cheguei na estação de destino, so tive que perguntar para que lado da rua tinha que ir.

O hostel fica num predio super antigo, a recepçao é bem bacana, mas a parte do hostel esta antigona . Eu gosto de "museus" para para hospedagem confesso que prefiro o mundo high-tech (rs)-

Fui caminhar. A cidade é bacana...cheguei até a parte Uomo onde esta a bela Catedral de Milao. Contudo, estava um "aue" nesta praça, tinha um programaçao da Radio Italia, um show e para minha surpresa e compreensao do porque de tanta gente, acabei vendo o show da Laura Pausini (rs).Era muita, muita gente num mesmo lugar, um empurra-empurra.

Dei mais algumas voltas e fui procurar o que comer. Eh vero que aqui para comer é um pouco mais caro. Fui para là, andei para cà e resolvi voltar para a parte do show que estavam com varias barracas de lanches.....decisao errada, jà estavam fechadas. (rs).

Voltei pro Hostel e encontrei uma pizza express e foi la mesmo que jantei. O computador daqui està quebrado, vou ter que me virar no tablet. Vamos ver se consigo postar algumas fotos.



 
Show Laura Pausini, Piazza Uomo


Show Laura Pausini, Piazza Uomo 


Uma Via, ao fundo a Galeria Vitorio Emanuele

Uma Via

Castello (nao consegui virar a imagem)

Castello (nao conseguir virar a imagem)

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Adios Barcelona

Hoje terminha minha estadia espanhola e começa a nova aventura na Itália. Não que esteja sendo muita aventura, apesar de andar muito para conhecer os lugares, a cidade é bem tranquila, não tem estresse no metro, no transito e percebo que a vida aqui é bem moderna e com uma qualidade de vida que perdemos há anos.

Ontem não fiz muitas coisas. Fui atéo Museu de Pablo Picasso, mas visitei somente as exposções exteriores e a parte da arquitetura do prédio que é belissimo.

De là fui caminhand atè a praia de Barceloneta, fez um dia lindo de sol. Como planejei fui lá molhar os pés no Mediterraneo ....e que água tremendamente gelada, tanto que pouquissimas pessoas estavam na água.

Caminhei mais um pouco pela cidade, fui novamente até Las Ramblas, andei em outras partes que nao tem muitas construções turisticas. Encontrei a igreja de San Paolo onde fui lá acender uma velinha para a mama. Engraçado que estava tendo uma missa e me chamou a atenção a comunidade...que ao perguntar para uma senhora me disse que são filipinos.

Fui para outro lado e encontrei a rua dos árabes, seus açougues com carnes especiais, ou matam os animais de alguma forma diferente...e mais adiante, em outra travessa, muitas pessoas paradas e muitos negros e negras.

Hahahahahahahaha acabei saindo na rua do meretricio (rs). Cada baita negona que dava medo!

Almocei/jantei pela regiáo e vim para o Hostel.

A noite conheci o Sebastian que pensei que fosse brasileiro, pois estava com uma camiseta do São Paulo Futebol Clube (rs). Me disse que já esteve em São Paulo para um seminário e pelo que pude entender é apaixonado por futebol (rs). Junto estava uma australiana que mora em British, na Inglaterra. O bom que o chileno foi meu tradutor para a moça.  Que dificuldade não se expressar bem em ingles. Ate entendo algumas coisas, consigo falar outras, mas a fluencia me falta.

E assim foi um pouco desta passagem pela Espanha.

 

Isto que é tradição, confeitaria fundada em 1820. Las Ramblas


Igreja de Sao Paolo


Jardins da Biblioteca da Catalunya


Detalhes do bairro gótico.

Hostel Urbany Barcelona (pois è, investiram alto, todo este prèdio)