sábado, 10 de maio de 2008

Arrivez à Montréal (corrigindo, escrevi errado)

Hoje (sexta-feira, 09) deixando Ottawa e indo para Montreal. Estou a bordo do Via Rail (13h33), pois é, minha primeira viagem de trem. Bom, já vou ter que interromper este texto porque veio um Sr. perguntando se posso participar de uma pesquisa da empresa de satisfação do cliente. Disse que era minha primeira viagem de trem, e pensei "nem tenho o que reclamar, estou adorando tudo! - rs". Vamos lá! Pronto......quantas coisas para responder, nem sei se fiz tudo certo (rs).Agora, como posso preencher isso balaçando tanto? (rs)

Bem, relatando o dia de ontem (quinta-feira/08). Putz, não sei se olho a paisagem ou se escrevo (rs). Bem, dia cultural, museus abertos grátis a partir das 16h30. Antes de ir para os museus, visitei novamente o Festival das Tulipas, hoje com os stands internacionais abertos. Encontrei o stand do Brasil e fui lá conversar com o pessoal. Eles são da Embaixada Brasileira, a moça que me atendeu disse que é de Curitiba, super simpática. Comentou que hoje sexta-feira (09) um grupo de brasileiros residentes em Toronto fariam show por lá, pena eu não estar mais na cidade. Visitei outros stads como o da China, Peru, Argentina, Equador, Holanda, etc. Na realidade o que esses stands apresentam é o país em si, sua cultura, comidas, etc. De lá fui ao supermercado, comprei comida (macarrão, uma carne estranha, Crush cor de rosa (Soda Mousse) e um chocolate alemão. É uma coisa, comida do mundo inteiro (rs). O molho do macarrão era meio adocicado e a carne, tipo costelinhas também tinha um gosto doce.

Descansei. Após 16 horas lá fui eu para a maratona cultural. Andei até Gatineau, atravessei o Rio Ontário pela ponte Alexandra. Acho que deu um meia hora de caminhada desde o Hostel até o outro lado. Bem ao lado está o Museu das Civilizações (canadenses). É muito grande...fiquei meio perdido, faltou identificações por onde começar. Resumindo, são quatro parte onde você começa desde os povos primitivos canadenses, chegando ao estilo de vida de hoje. O mais legal que na ultima parte você vai andando como se fosse vilarejos, olhando as casa, igreja, pessoas trabalhando, pescadores, etc. etc. Engraçado que eu me perguntava: ninguém te vigiando, até que num determinado momento enfiei meu braço para dentro de uma casa para a foto ficar melhor e começou a soar uma campainha (rs). Agora entendi! (rs). Acaba caindo naquele conceito, aqui ninguém vai tentar estragar nada, uma coisa de cultura mesmo!

Depois fui para o Museu de Belas Artes do Canadá, uma estrutura toda envidraçada. Entrei, também fiquei procurando por onde começar. Vi uns turistas e fui atrás, um rapaz falando em francês e depois inglês..falou...falou e acabei entendendo que tinha que guarda minha mochila. Claro, obvio! E por lá andei...muitos coisas lindas, obras contempôraneas, instalações, finalizando nas obras mais importantes: Vi quadros do Degas, Van Gogh, Milliet, Rembrandt, etc. Incrível, ver tudo de pertinho.

- Lá vem o homem da pesquisa (rs) - Parou para conversar, como estou no fundão do trem...é pegar e levar. (rs).

Depois de tantas andanças, fiquei muito cansado....horas e horas de visitas culturais. Voltei para o Hostel e por lá fiquei. Jantei o resto da comida que comprei no supermercado. Aliás, que supermercado, tantas coisas diferentes, tantos pães e doces maravilhosos, queijos, geléias, yogurtes....fiquei meio cliente do Loeb.

Hoje acordei, café e fui lá no HSBC trocar mais dinheiro. Parece que eles não estão acoostumados com esse tipo de troca. Peguei outro caixa e lá foi ele perguntar procedimentos. Pediu para eu assinar, e como deu aquele rôlo outro dia, falei que tinha assinado três vezes. Como ficou confuso o caixa chamou uma funcionária que fala espanhol. Ufa! O que ela me explicou é que na realidade eu tinha assinado no lugar quando se usa para efetuar compra..que não eram três assinaturas....Ah! entendi! (rs).

Regressei ao Hostel, peguei minhas coisas ...e....putz o Martin não está aqui...bom...vou embora, estava tudo pago mesmo. E lá fui arrastando minha mala até a Bridge Mackenzie (ponte Mackenzie), logo veio ônibus – 95 Orleans –, e fiquei atento para não passar do ponto, já imaginaram com mala? (rs). Chegando na Train Station me dirigi a uma moça e disse que estava viajando pela primeira vez de trem, se eu entrava com mala e tudo (rs). Pediu para eu despachar a mala. Nossa, que chic...como avião...tudo certo então! Eles anunciam a partida nos dois idiomas e lá fomos nós para a plataforma. Um Sr. verificando os bilhetes nos indica o vagão e aí é achar o numero do assento. Estou ficando esperto.

- O Sr. Levou a pesquisa, ainda bem que não me perguntou nada (rs). -

O trem é muito legal, muito confortável, mesmo essa classe econômica. Tem mesinha, que depois descobri que desdobra em duas partes (rs), tem tomada para computador, revista de bordo e wirelles, mas acho que tem que pagar (pelo menos na revista de bordo comenta sobre um plano)...o sinal está bom...ou estou distante do provedor, como acontecia em Toronto que eu via o sinal e não pegava. A poltrona é engraçada, não abaixa o encosto e sim o assento vem para frente (rs).

A paisagem está interessante. pinheirais, fazendas, pássaros (vi muitos patos), rios, estradas margeando a linha do trem....Bem, depois de dias no Canadá, a gente vai acostumando com este tipo de paisagem.

Bem, vou curtir a paisagem, já coloquei os assuntos em dia...chegando em Montreal, vai ser aquela luta, procurar estação do Metrô, se bem que ontem já pesquisei a linha, já entendi mais ou menos como fazer para chegar no Hostel, pegar a linha Orange (laranja).


--------------------------------

Chegando em Montreal, tudo muito fácil...desembarquei e pelos subterrâneos você vai para a estação do Metrô. Embarquei e cheguei na estação Laurier....estou um pouco distante da parte turística de Montreal, estou exatamente no bairro de nome Plateau Mont-Royal (achei tão chic este nome! -rs)

Estou pegando o jeito de me locomover aqui....o pior que mau me acostumei com o idioma inglês, agora aqui todos falam francês (rs). Mon Diex! Pelo que parece Montreal está como uma cidade mais "liberada"....já vi pixações, inclusive no Metrô.

Depois de me hospedar no Auberge Maeva, guardar minhas coisas....peguei um mapa e fui dar uma volta pelo bairro. A arquitetura é tão estranha, muito diferente das outras cidades com casinhas de madeira bem charmosas. Aqui são prediozinhos com muitas escadas e varandas, parece cidades do Velho Oeste (rs). Fui andando....andando.....e acabei na Rue Saint-Hubert e começou uma série de lojas. Engraçado que todo o trajeto comercial a calçada tem cobertura...então pode chover a vontade (rs). Vi um Mc Donalds....aleluia! Estava com uma baita fome...mas continuei andando. O lance é que pensei que estava indo para o Centro, ou parte histórica de Montreal, mas depois de andar muito percebi que estava adentro para os bairros (rs). Que dureza! Voltei....fui matar a fome no Mc Donalds (salve, salve que existe Mc no mundo inteiro -rs) e pedi o numero 1....a moça falando em francês eu não entendia nada, mas imagine que ela me perguntava que tipo de bebida eu queria.....não exitei "Nestea" (rs).

Voltei..fiquei no Hostel....e tentei conectar o note que agora precisa de senha. Ai meu Deus....não consegui! Caramba mais estresses? Um francês tentou me ajudar, mas nada....enfim....usei um pouco o PC do Hostel e fui dormir. Hoje pela manhã (sadado - 10) consegui, nem sei como conectar, tomara que quando eu ligar novamentejá esteja com senha e tudo, pelo menos consegui postar aqui. Caiu a conexão....consegui voltar e fazer umas correções....enfim...agora ou passear.

Beijos,


Um final de tarde em Ottawa, a minha cidade romântica. Good bye Ottawa!

6 comentários:

Anônimo disse...

Lindas fotos, saudades de vc...eu to bem, cada vez mais casado...rs...e quando vc volta?

Hélio disse...

Casado! Eita nóis..que rapaz casamenteirio (rs). Já fiz quase 400 fotos (rs). Amei Ottawa e Montreal parece que estou nas Olimpiadas, que cidade de avenidas gigantescas (rs). Amanhã vou ver a Vila Olimpica. Imagine aqui vc. só respira francês (rs). Abs, e bjs.

Anônimo disse...

eita menino mais agitado nessa viagem... pelo amor de Deus ... cada dia num lugar diferente rsrsrsrsrsrsrs iddo é bom... as lembranças guardamos no coração ficam para a vida inteira... aproveite cada segundo... faz parte da sua história... :)
Hugs my dear friend...
your master friend
JUH

Hélio disse...

Verdade Juh...na realidade preciso aproveitar os centavos investidos e foram muitos (rs), mas estou aproveitando cada um deles e com certeza é o dinheiro mais bem gasto, afinal, longe de casa, deste Brasil que tanto precidsa melhorar, vemos que tem pessoas que vivem tão bem. Claro, problemas existem em todas as partes do mundo, nada é perfeito, mas e que bom ver tudo isso, isto é, afinal o que os olhos vêem, vai para a memória, para o coração e isso nos traz muitas alegrias (rs). Abs,

Anônimo disse...

E ai rapaz...
Que tesão de viagem hein? Escuta vc já foi ou pretende ir à Quebec? E aos grandes lagos que fazem fronteira com USA? Boa pedida caso tenha tempo e esteja nos seus planos.
Divirta-se e aproveite amigo
Até a volta

Hélio disse...

Damião,

Estou indo para Quebec dia (13) ou seja amanhã. Mas vou somente de passeio de um dia. Volto para Toronto dia 14 e vou ainda passear em Niagar Falls...esse país é gigante para conhecer tudo (rs). Abs. amigo.