segunda-feira, 12 de maio de 2008

Vieux Montreal

(Quando eu postei este não era segunda aqui - rs)


Ontem sábado (10) fui passear pela parte histórica de Montreal. É, como aqui onde estou hospedado é bairro, fiquei meio assim desconfiado de como seria essa cidade pelo outro lado. Antes, fui na Avenue Berri, ver uma agência de turismo para eu poder fazer uma excursão para Quebec. Estou um pouco cansado de tanto ir para lá, para cá, pegar mala, reserva Hostel, etc. Sem contar que ainda preciso retornar para Toronto e quero conhecer Niagara Falls.

Bem, me parece pelo que entendi que uma excursão de um 1 custa 80 dólares, achei bom preço. Fui andando por essa Av. Berri, vi um restaurante brasileiro, no cardápio feijoada, carne de sol e um cartaz que irão passar o filme “Quando meus pais sairam de férias”. Que bacana... na caminha de outro dia já havia visto o restaurante “Alentejo” de Portugal. Aqui, tem muitos restaurantes internacionais, vi alguns da cozinha vietnamita (rs). Será que tem sandálias Gook? (rs). Entrei também numa livraria muito grande...que delícia...tantas novidades...tantos enfeites lindos, enfim...um delírio.

De lá peguei o metrô e desembarquei na Place Dês-arms. (Praça das Armas)...logo que saí na rua....uau....bairro Oriental (rs). Será que estou na Liberdade? (rs). Fui caminhando até o “Vieux Montreal” ou seja, a velha Montreal. Meu, cada construção, cada prédio lindo, um circuito que você vai fazendo todo a pé. E a cada esquina tem um totem com informações de todas as construções e onde você está. Isto que é estrutura turística.

Nem sei do que falar em especial....é tudo tão lindo. Parece que Montreal está a espera de qualquer evento internacional já que eles sediaram as Olimpíadas de 1976. Bem, depois da parte histórica fui até o Centro...tudo muito perto. Vi uns prédios magníficos envidraçados, esta região é denominada empresarial, até que cheguei na Rue Saint-Catherine. Uma rua de comercio chic – penso eu -, vi muitas pessoas com sacolas de compras, muita gente...fora o desfile de carrões, carros conversíveis e numa determinada esquina vi até uma Ferrari estacionada. Passei por algumas igrejas e eis que vejo muitas limousines..e ....um casamento...fiquei para ver...que festa o povo fazendo na rua, muita gritaria.(rs). Mais para frente entrei na Catedral e outro casamento. A igreja é tão grande que os convidados pareciam meia dúzia de gatos pingados (rs). Fiquei lá vendo a cerimônia em francês. Très chic! (rs). Na mesma região visitei uma loja linda só com enfeites de Natal....inacreditaveis os enfeites. (rs).

Foram mais ou menos 6 horas de caminhadas e meu estômago começou a reclamar, afinal, estava somente com o café da manhã. E onde comer, aqui (no Centro) só restaurantes chics, mais adiante vi um Carrefour, não supermercado, acho que Centro Empresarial...lá entrei e sorte tinha uma praça de alimentação. De tantas opções e muitos Subways...optei por comer algo diferente. Almocei no Torino Poluet. Pedi o prato Combo 1 Poulet que é uma salada de folhas, batatas cozidas e vem um pão sírio com um filet de frango no meio, eles fecham tipo um lanchinho..muito bacana e saboroso.

Caminhei mais um pouco já com o por do sol na cidade, regressei para o Hostel mega cansado. E por aqui fiquei.


Amanhã conto da Vila Olimpica e do Jardim Botânico (Parc Olympique e Jardin Botanique)...estou aprendendo -rs

2 comentários:

Anônimo disse...

Estoy viajando con mi hermana brasilera por Canadá !!! Me encanta leer cada detalle que vas comentado casi diariamente. Te agradezco tu generosidad por compartir con tus amigos la felicidad que te producen estas vacaciones. Te deseo que sigas disfrutando cada momento de este viaje. Te lo merecés!!! Un super beso desde Buenos Aires.

Hélio disse...

Gracias Raúl, estoy encantad por compartilhar esta viagem con todos! Besos.