terça-feira, 6 de maio de 2008

Passeando por Ottawa.

Ei Daniel, você falou que Ottawa não tem nada? (rs). Rapaz, que cidade linda! Parece uma Campos do Jordão metrópole. Estou adorando. Ontem não deu para visitar muita coisa porque cheguei aqui por volta das 17h. Fiquei muito cansado da viagem de Toronto para cá.
Hoje, acordei cedo, se bem que o beliche é mega confortável, super largo dá quase para dormir duas pessoas. Estamos em quatro pessoas na divisão deste quarto que tem nome "Africa". Putz, pelo menos deveriam ter me colocado no "South America" (rs).
Bati perna pela parte turística: Embaixada americana, e toda a região onde tem o Parlamento, a National Gallery of Canadá, Igreja de Notre Dame (pois é aqui tem essa igreja), ponte Alexandra, Suprema Corte, Laurier Hotel, etc. É extremamente lindo tudo isso, um colírio de construçôes em estilo vitoriana (desculpem, mas acho que é este estilo), grandes castelos. Sem contar que aqui está tendo o Festival das Tulipas, então toda essa região estão cobertas por tulipas. Existem um pavilhão internacional onde o Brasil tem presença, assim como outros países da América do Sul. Não sei ao certo com o que o Brasil está participando, ma vou tentar me informar. Do outro lado do Rio Ottawa já é Quebec e a cidade chama-se Gatineau. Agora entendi porque existem tantas pessoas falando francês. Ulalá (rs).
Depois fui trocar dinheiro no HSBC e fiquei super feliz, não paguei nada de taxa, se bem que fiquei meio desconfiado. Mas enfim.....depois caminhei pela Sparks Street que na realidade é um calçadão com lojinhas e prediozinhos simpáticos. Que lindo! Só não entendi porque muitas bandeiras aqui estão a "meio pau", será que morreu alguém? Vou perguntar!
No meio da tarde fui no Rideau Centre e por lá almocei. Me arrisquei pedir comida chinesa (2 item), ou seja, você pode pedir algumas combinações. Muito boa a comida! Um tipo de yakisoba com macarrão mais fininho, quatro pedaços de frango frito e dois pastelzinhos recheados com um tipo de cream cheese, delicioso. Para beber Canadá Dry, um tipo de 7up, ou Ginger Ale como eles denominam aqui. Entrei numa loja de bolsas, mochilas, etc. e fui ver capa para passaporte. Humm, bom preço, já tinha visto em outra loja estava de US 25 a 30. Nesta US 19. Resolvi comprar e a tal capinha me saiu por US13.... putz hoje dei sorte no quesito dinheiro. Vi que a loja está com promoções.
Por volta de quase 16 horas resolvi vir para o Hostel descansar um pouco. Tomei um pouco de café que eles oferecem gratuitamente, que também pode ser chá! E por aqui fiquei vendo uns folhetos turísticos. Quando subo no quarto para pegar o carregador de pilhas vejo um bilhete em cima da minha cama "HSBC, call you". Ai meu Deus o que será que aconteceu? Imediatamente fui até a agência que não fica tão perto. Não lembrava que horário terminava o expediente, me lembrava algo em torno das 17hs. Caminhei por uma passagem subterrânea e alguns rapaz estranhos, acho que estavam drogados, mas enfim...Percebi que aqui tem um povo meio estranho, já vi punks, umas pessoas com caras de doidas....acho que toda Capital deve ser assim e não podemos dizer que sejam coisas de cidade grande porque achei bem pacata. E eu andando com todo meu dinheiro que resolvi hoje justamente cambiar uma parte maior (rs).
Chegando lá portas fechadas, de segunda a quarta até 16h30. Bem, vou ver isso amanhã. Eu acho que o rapaz me pagou um pouco a mais ou não me cobrou alguma taxa, ou então, ficou me devendo o documento da transação, ou algo que deveria ter assinado. Pode ser essas hipóteses. Vi que usava um crachá de "trainee". Que belo "trainee"! (rs).
Sabe de uma coisa, pensei, vou até a Boulangerie comprar um café e um doce qualquer. E para lá fui. Comi um doce tipo bolachão, com cobertura de açucar e no meio algum um doce (tipo goiabada), uma delicia. Esta loja é uma tentação para os amantes de doces, ou para os gulosos (rs). Voltei para o Hostel e um rapaz que está hospedado aqui e me viu andando depressa rumo ao HSBC, num ingles muito rápido me perguntou se eu tinha visto alguma coisa above the bridge (debaixo da ponte). Não entendi nada (rs), disse que ele falava muito rápido...enfim....depois ele veio para a sala e perguntei se era sobre os rapazes debaixo da ponte, os tais que supostamente estavam drogados, ele disse que sim e me parece que tentaram ou roubaram alguma pessoa. Meu Deus, aqui no Canadá? Disse para ele que isso é comum no Brasil e que eu estava surpreso. Vou tomar mais cuidado e não passar nesse subterrâneo que passam tantas pessoas.
Agora são 19h45 e ainda é dia aqui....engraçado demora para escurecer. Quero dar uma olhada na cidade a noite, os prédios históricos iluminados, de outra forma se eu ficar na internet nunca os verei.
Amanhã vou colocar algumas fotos aqui. Beijos e abraços.

Um comentário:

Márcia Regina disse...

Hi,(06/05-22:05) I read your blog and I think that you are liking a lot about this city.Quanto ao money tenta levar naquela bolsinha de cintura é mais garantido, e cuidado com troco e ao usar cartão de crédito, eles pensam que os gringos (nós turistas) somos bobos, como aquele esperto que quis me passar a perna na India embolsando 50 rupias, rodei a baiana.Bem, take care e cuidado com os quilinhos a mais, já encontrou a tal torta de açucar e o syrup, uhhh que delícia. Abraços, Márcia.