domingo, 16 de junho de 2013

Oporto

Cheguei na noite de sexta em Porto....foi facil pegar o metrô, que na realidade parece um bonde enorme, mas moderno. Estava cansado pela viagem e Londres à Portugal.  Saí só para jantar....fui no Aviz por recomendação.....delicia de polvo com arroz e feijão.....mais  a sangria que é espanhola, mas muito consumida aqui. O hostel Rivoli Cinema é muito legal, modernoso...o que no Brasil é entitulado hostel design.

No sábado pela manha fiz um walktour pelo Centro antigo. Apesar de ser em inglês, deu para entender o guia Sérgio. A cidade é lindissima! Fazendo uma comparação meio chula, parece - para quem conhece - um grande Pelourinho mas bem preservado. Claro, na cidade tem infelizmente predios lindos fechados.

Depois de almoçar o tal bacalhau à Braga, voltei ao hostel para trocar de roupa. O tempo abriu e fazia muito calor. Conheci Amanda, paulistana da Zona Norte, bairro de Santana. A apatia foi de imediato. Marcamos as 19h de ir  Ribeira, que é na região do Rio Douro. Andei mais um pouco pela cidade. Fui na cafeteria Progresso com mais de 100 anos. Tomei café com leite coado no saco, como eles dizem, acompanhado de um pastel de nata.

As 20h chegamos a Ribeira, sentamos em umas espreguidaceiras de um restaurante, pedimos uma jarra de sangria e muitos papos rolaram. Vimos um lindo por do sol. Andando pela Ribeira, iamos atravessar para o outro lado do rio,  vimos uns desfiles de grupos folclóricos. Pelo que entendemos é um tipo de competição junina e tem eleição do melhor grupo apresentado.

Jantamos no Aviz, por minha recomendação. Desta vez fui de Arrumadinho de Polvo. Andamos por outras partes da cidade e em algumas ruas muitos bares agitados.

Hoje domingo fomos ver o tal Palácio de Cristal, que na realidade é um Centro de Convenções. Segundo um casal da cidade que conversamos, ali existiu um Palácio de Cristal que foi demolido. Andamos muito pela cidade. Amanda precisando sacar dinheiro e não conseguiu em nenhum deles. Eles tem um sistema tipo Banco 24 Horas, mas nos pareceu precário. Os bancos não tem caixas eletrônicos próprio.

No almoço provei uma das especialidades da cidade um lanche chamado "francesinha". O lanche é feito em pão de forma, presunto, queijo, um bife, coberto de muito queijo. Vai ao forno coberto com molho de tomate. É gostoso, mas nada espetacular.

Tarde no hostel descansando, ou ficando de papo pro ar!
Chove na cidade. Quero sair para fazer um  lanche ainda.

Nenhum comentário: