quinta-feira, 24 de maio de 2012

Dia de peregrinaçao em Roma

Caraca, to me sentido como Joannes Paulus II, maior peregrino. Como andei hoje. Fui ao Vaticano de Metro, de lá para o Centro, depois pra variar achei que estava indo em um sentido fui para o outro. Casando, andei mais, até achar uma estaçao de Metro.

Bom, a praça de Sao Pedro é realmente um espledor, apesar que muitas partes estão tapadas, sendo restaurandas. As edificações em Roma se detirioram muito devido a poluição.

Peguei uma fila de umas duzentas pessoas para entrar na igreja que não cobra um centavo. Surpreso!  O dia está um calor do cão. É tudo muito lindo, sem comentários. Depois fui no Museu da igreja, paguei 7 euros e claro, por todos os lugares tem lojinha de "recuerdos" (rs). Tanta riqueza, peças e reliquarios da época de Constantinopla, tanto ouro, tantas pedras preciosas, que a gente nao consegue imaginar um valor para tudo aquilo. Sem contar os túmulos dos Papas, tem um altar exclusivo do Papa Joao Paulo II, bem bonito.

Agora, vamos contar o lado ruim da coisa (rs), É complicado você circular lá dentro e olha que é tudo gigantesco, mas dá maior raiva quando para grupos de turistas que ficam horas na frente de um altar até a guia explicar tudo.  Aí excursões de crianças (para que criança vai no Vaticano? rs), eh uma loucura! (rs). Eu tive que ter paciência de Jó para conseguir fazer uma foto legal. Vi também a Pieta de Michelangelo.

De lá fui para o Centro. Visitei  Piazza Navona, onde tem também a pobrinha Embaixada do Brasil, um palacete lindíssimo, depois o Pantheon, Fontana de Trevi (gentem, parecia o piscinão de Ramos, com  tanta gente rs). Piazza de Petra, Piazza del Popolo...sei la mais o que. Ja entrei em tanta igreja, tanta Piazza, que nem vou ter memória para tanto (rs). Pelo menos acho que ja fiz os pontos principais do que me indicaram aqui no Hostel. Nao sei se volto ao Vaticano, para visitar o Museu.....to meio cansado de ver tantas obras sacras (rs).

Amanhã vou para o lado da Vila Medici, pelo que to vendo no mapa deve dar uns três parques do Ibirapuera (rs). Nessas horas queria ter uma cadeira de rodas eletrica, ficar sentando soh desfrutando (rs).

Nenhum comentário: